segunda-feira, 4 de agosto de 2008

COMO SE EXPRESSAR SOBRE DEUS?

"Deus transcende a toda criatura. Por isso, é preciso incessantemente purificar a nossa linguagem daquilo que possui de limitado, de proveniente de pura imaginação, de imperfeito, para não confundirmos o Deus 'inefável, incompreensível, invisível, inatingível' [São João Crisóstomo] com as nossas representações humanas."
.
"Ao defender a capacidade da razão humana de conhecer a Deus, a Igreja exprime sua confiança na possibilidade de falar de Deus a todos os homens e com todos os homens. Esta convicção está à base do seu diálogo com as outras religiões, com a filosofia e as ciências, como também com os não-crentes e os ateus."
.
Catecismo da Igreja Católica, Primeira Parte, Primeira Seção, Capítulo I, item IV.
.
E sobre a razão humana, o mesmo Catecismo diz, em sua Primeira Parte, Primeira Seção, Capítulo III, item III, o seguinte: "Porém, ainda que a fé esteja acima da razão, não poderá jamais haver verdadeira desarmonia entre uma e outra, porquanto o mesmo Deus que revela os mistérios e infunde a fé dotou o espírito humano da luz da razão; e Deus não poderia negar-se a si mesmo, nem a verdade jamais contradizer à verdade".
.
Mas é importante nos lembrarmos das palavras de Santo Agostinho: "Se o compreendesses, ele não seria Deus."

4 comentários:

D disse...

Se a Igreja defende a razao, porque acreditar em Inferno - o lugar das penas ETERNAS - se deus nao quer que sofram as suas criaturas?

A Igreja se tornou humana demais e por isso precisa desaparecer.

De.

Rodrigo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo disse...

Dê, quando vc fala isso parece se esquecer do que diz Chico Xavier sobre a Igreja...

http://www.youtube.com/watch?v=RYdyZLJWcYw

E como falar em desaparecer algo que Jesus criou e, tendo criado, disse: "as portas do inferno [palavra dele] não prevalecerão contra ela" ... Mateus 16: 18