segunda-feira, 4 de agosto de 2008

CONHECIMENTO SEPARADO EM CASTAS !!!

Existe algo em comum entre os Clubes Literários formados após a Revolução Francesa e as atuais Universidades brasileiras: o fato de ambos criarem uma estrutura que confere ou não o reconhecimento/valor a um dado conteúdo intelectual a partir da aceitação de um grupo pessoas que compõem essa estrutura.

As idéias e as construções de conhecimento não avaliadas pelos membros de um Clube Literário francês eram semelhantes às dissertações ou teses sem o reconhecimento de uma banca de professores de uma dada Universidade, do que decorre a sujeição da idéia/conhecimento/opinião a uma dada estrutura composta por homens que partem do pressuposto, que lhes foi conferido por si próprios, de que apenas eles podem chancelar a idéia ou opinião como certa/boa ou errada/ruim, forçando a sociedade a substituir a competência pelo currículo e aumentando as chances de títulos serem bem recebidos em detrimento de boas idéias, quase que como se as idéias, o conhecimento e as opiniões pudessem ser separados em castas.
.
Acho que é por isso que Harold Bloom disse: "A todos os meus melhores alunos de graduação eu digo para não cursarem pós-graduação. Façam qualquer outra coisa, garantam a sobrevivência do jeito que for, mas não como professores universitários. Sintam-se livres para estudar literatura por conta própria, para ler e escrever sozinhos, porque a próxima geração de bons leitores e críticos terá de vir e fora da universidade." ("Harold Bloom contra-ataca", Folha de São Paulo, 6 de agosto de 1995.)

Nenhum comentário: