segunda-feira, 22 de setembro de 2008

I AM NOT AN INTELLECTUAL - O HOMEM DO BASEMENT!


"Segundo os dicionários, basement é porão. Mas só com muita falta de respeito é que se pode confundir uma coisa com outra. É que faltam aos nossos porões o que nunca ou raramente falta ao basement: a oficina, o laboratório."

"A sua [do norte-americano] paixão não seriam os sistemas filosóficos; sua paixão seria o gadget [engenhoca].E tanto quanto se enche de orgulho quando lhe recordam sua condição de mecânico, de marceneiro, de torneiro, de pesquisador (research man); ressente bastante que o chamem intelectual. I am not an intellectual é uma reação que nos Estados Unidos se ouve com freqüência, até entre filósofos."

"Eis por que entre nós, não fossem alguns nomes famosos, como os de Santos Dumont, Osvaldo Cruz, Carlos Chagas, Vital Brasil e, mais recentemente, os de Manuel de Abreu e César Lattes e nada teríamos para oferecer à humanidade em matéria de inventos, ou mesmo inovações e combinações para melhor."

MOOG, Vianna in Bandeirantes e pioneiros, 18ª edição, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1993, pgs. 133-136

******************************

Voltei nesse sábado, dia 15.11.2008, dos EUA e não posso deixar de reforçar a verdade e atualidade dos trechos acima, extraídos do livro Bandeirantes e Pioneiros, de Vianna Moog, em especial após ver a empolgação da minha amigA Sarah com os "projetos" de casa que ela está realizando com a nova CIRCULAR SAW que ela comprovou, que segundo ela causou inveja até no pai. Vejam a foto da CIRCULAR SAW abaixo para entenderem de que equipamento estou falando e, conseqüementemente, da existência da garagem como exposta acima nos lares americanos, inclusive no lar de uma mulher solteira (como minha amiga Sarah):

Nenhum comentário: