terça-feira, 21 de julho de 2009

ESSA REVOLUÇÃO FRANCESA ...


Além dos pontos levantados no artigo REVOLUÇÃO OU REAÇÃO? (lançados abaixo), sobre a Revolução Francesa, transcrevo abaixo uma interessante análise sobre MANDATO POLÍTICO dada pelo socialista Dalmo de Abreu Dallari ao analisar a revolução:

"(...) segundo norma vigente em alguns dos grandes Estados europeus desde o fim da Idade Média, e que foi afinal REPUDIADA PELOS TEÓRICOS DA REVOLUÇÃO FRANCESA, desaparecendo na prática, os representantes do povo recebiam um MANDATO IMPERATIVO. Isso significava que, enquanto mandatários, ESTAVAM OBRIGADOS A SEGUIR FIELMENTE AS INSTRUÇÕES, GERALMENTE ESCRITAS, QUE LHES ERAM DADAS POR SEUS ELEITORES."(1) (gn)

Nos tempos atuais, parece interessante encarar as coisas dessa forma. Porém, como continua Dallari, "essa prática foi expressamente repudiada pela Constituição francesa de 1791, que estabeleceu a seguinte norma: 'Os representantes eleitos nos departamentos não serão representantes de nenhum departamento em particular, mas de toda a nação, e não lhes poderá ser dado nenhum mandato." (1)

(!?!) Então a nação, na verdade, não era o eleitor ... bem abstrato ...

(1) DALLARI, Dalmo de A. Elementos de teoria geral do estado, 19a edição, São Paulo, Editora Saraiva, 1995, p. 133
********************
“Pergunto a você: qual foi a utilidade da Revolução Francesa? - O movimento não durou 10 anos, com direito, inclusive, ao “Reino do Terror” de Robespierre, tendo sido substituído por um Império e suas guerras logo em seguida. - Os supostos direitos fundamentais do homem, começando pelos básicos “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” e seguindo pelos constantes na Declaração dos direitos do Homem e do Cidadão não foram frutos da Revolução; já constavam nas páginas de diversos livros ingleses e franceses, bem como já haviam sido adotados nos EUA, pela Declaração de Direitos de Virgínia, treze anos antes e, em parte, na Inglaterra um século antes pela Magna Carta. - A Bastilha, que foi tão “triunfalmente” tomada, tinha 7 prisioneiros apenas. - A Tortura havia sido proibida em 1788 e já não havia mais censura. - A tão famigerada servidão contra a qual armas foram levantadas estava espalhada em quase todos os países europeus, mas confinada em apenas algumas partes “recônditas" na França, banida até dos domínios do rei, em 1779. - A riqueza em toda a França havia crescido imensamente nas décadas imediatamente anteriores à Revolução: “O crescimento da indústria era notável. No Norte e no Centro, havia uma metalurgia moderna (Le Cresot data de 1781); em Lyon havia sedas; em Rouen e em Mulhouse havia algodão; na Lorraine havia o ferro e o sal; havia lanifícios em Castres, Sedan, Abbeville e Elbeuf; em Marselha havia sabão; em Paris havia mobiliário, tanoaria e as indústrias de luxo, etc. Existia uma Bolsa de Valores, vários bancos, e uma Caixa de Desconto com um capital de cem milhões que emitia notas.” “Os grandes portos, como Marselha, Bordéus, Nantes, floresciam como grandes centros cosmopolitas. O comércio interior seguia uma ascensão paralela.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Francesa - Havia trabalho para todos, com falta de mão de obra antes da Revolução. - O volume de dinheiro circulando na França correspondia à metade do numerário existente na Europa e o volume atingido em 1788 só voltaria a ser atingido novamente em 1848.”

2 comentários:

Henrique Rossi disse...

A revolução francesa, da forma como foi realizada, foi provalvemente o acontecimento mais grotesco da história do Ocidente.

A Inglaterra já tinha feito o mesmo serviço 100 anos antes sem o mesmo derramamento de sangue. No caso da revolução francesa foi uma coisa tresloucada. Todo o clero não juramentado (que seguia determinação papal) foi horrendamente trucidado.

Chegou-se à um momento no qual as guilhotinas não davam conta dos condenados: passaram a utilizar canhões para a execução. Isolava-se os condenados numa certa área e bum! Atirava-se contra eles.

Robespierre é um dos maiores facínoras da História.

Quais os frutos do "grandioso ato"? O império do terror e um regime despóstico que durou gerações? Trata-se de um movimento abominável, de horror sem precedentes até então.

No entanto, ano após ano os infelizes acendem aquela piroca de metal com fogos de artifício para comemorar a degola de mais de 40.000 pessoas, dentre as quais, muitos inocentes absolutos.

Unknown disse...

Bandeirantes, você se esqueceu de contextualizar essa mudança do mandato com a política praticada na época da Revolução. Naquela época, os representantes representavam apenas parte da população (a parte abastada) e não toda a população, o que os revolucionários tentaram mudar com a orientação que você tanto criticou em seu artigo. Viva a Revolução Francesa!!